Solução ecológica de detecção de incêndios florestais diminui queimadas em 75%

O Firehawk, sistema que usa energia solar para detectar automaticamente incêndios ambientais, consiste, basicamente, em torres equipadas com câmeras de alta definição e um software com avançado algoritmo de detecção automática de fogo. A tecnologia, aplicada pela Working on Fire em parceria com a empresa de soluções fotovoltaicas Neosolar Energia é aplicada há três anos em uma empresa de celulose, que fica em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul e, como resultado, nesse período, o sistema ajudou a diminuir em 75% o número de áreas queimadas.

Neste projeto, especificamente, ele protege cerca de 120 mil hectares de floresta, entre áreas de cultivo e áreas de preservação ambiental. São 11 torres, oito alimentadas por um sistema híbrido de geração solar fotovoltaica e eólica, e outras três com fornecimento de energia elétrica da distribuidora local.

“A grande vantagem da solução é proporcionar, 24 horas por dia, uma rápida detecção de incêndio e, consequentemente, um rápido início de combate”, ressalta o diretor da Working on Fire no Brasil, Daniel Santos. “A parceria com a NeoSolar é fundamental para esta solução.

Grande parte das torres está localizada em áreas remotas das florestas comerciais e, por consequência, não assistidas por redes de distribuição de energia elétrica. A energia solar permite uma cobertura adequada do sistema de detecção, com um valor de investimento infinitamente inferior comparado à eventual necessidade de ampliação de redes de distribuição por parte das distribuidoras”, afirma Santos.

FONTE: REVISTA INCÊNDIO

Precisa de Ajuda? Fale conosco